sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


DEPRESSÃO

A depressão acomete aproximadamente 10% da população. Requer entendimento que não é um estado de tristeza ou oscilação de humor diante de situações do cotidiano. Todos nós reagimos emocionalmente frente aos estímulos diários a que somos submetidos, isto é normal. A pessoa demonstra ter um transtorno quando mostra dificuldades na realização de tarefas que antes eram feitas sem dificuldades.

Quando os sintomas perduram por mais de duas semanas, a pessoa necessita de tratamento. As características dessa doença são sensação de vazio, sentimento de inferioridade, choro fácil, perda de interesse e prazer pelas atividades cotidianas, alteração do sono, motricidade, alimentação, perda de energia, diminuição da concentração, sentimentos de culpa, diminuição da libido e isolamento social.

Algumas pessoas depressivas passam a consumir álcool ou outras drogas como forma de “automedicar-se” para tentar aliviar os sintomas desagradáveis. Em casos mais graves, os pensamentos de morte podem levar ao suicídio. A doença é prevalente mais em mulheres do que em homens, em adultos jovens de 25 a 30 anos, mas nenhuma faixa etária está livre de ter a doença.

Tratamento da depressão

Em qualquer estágio ela necessita de tratamento. Nos casos leves e moderados a Clinica Cleuza Canan realiza  tratamento psicoterápico e uso associado de medicamentos e psicoterapia nos casos mais graves. O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, espera-se uma melhora de 2 a 8 semanas, e a manutenção por um período de 1 ano. Alguns casos requerem internação, para integridade e proteção a vida do paciente. A necessidade de um ambiente protegido e seguro torna-se evidente, o ambiente familiar nem sempre poderá proporcionar isso.

As medicações mais usadas são os antidepressivos, eles não possuem risco de causar dependência, existem efeitos colaterais e interações que devem ser considerados no momento da escolha junto com o psiquiatra. Oferecemos atendimento 24 horas, internação no Centro de Tratamento, tratamento ambulatorial e apoio familiar com equipe especializada.

Aguardamos você para uma avaliação diagnóstica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário